segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Jacob Kroeff - o primeiro deputado de Novo Hamburgo


Para quem estuda ou escreve sobre a história mais antiga de Novo Hamburgo, é dever mencionar a história da família Kroeff, intimamente ligada a história do município. Vários de seus descendentes foram muito importantes para o desenvolvimento econômico, cultural e político de Novo Hamburgo, tais como Jacob Kroeff (o imigrante patriarca da família), hoteleiro em Hamburgo Velho, Jacob Kroeff Filho, empresário e político assim como Jacob Kroeff Neto, líder emancipacionista de 1927 e primeiro prefeito de Novo Hamburgo.

Jacob Kroeff Filho, o primeiro deputado eleito para representar Novo Hamburgo na Assembléia, era o primeiro de dez irmãos, filhos de Jacob Kroeff e Thecla Scheidt, que eram naturais de Merl-Zell, localidade banhada pelo rio Mosel, na Renânia, sudoeste da Alemanha e que imigraram para o Brasil em 1853. Em Novo Hamburgo Jacob Kroeff (o pai imigrante) fundou o "Esplêndido Hotel" que chegou a receber D. Pedro I.

Jacob Kroeff Filho constriu um matadouro no local que posteriormente ficou conhecido como  Vila Kroeff. Também administrou o Esplêndito Hetel, em Hamburgo Velho, proximo à igreja evangélica, na Rua Maurício Cardoso. Doou as terras onde ficava o Colégio Sao Jacó, hoje, Universidade Feevale, e pagou parte da construção. Foi o patrono do Colégio São Jacó. Doou terras que ficam atrás do colégio para  formar o cemitério dos pobres, recebendo em troca sepultura para toda a família no cemitério católico de Hamburgo Velho, que fica ao lado da terras que doou. Foi Tenente-coronel do quinto Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional e eleito deputado estatual em 1892.

Uma das maiores e melhores biografias do deputado, foi escrita pelo político e escritor hamburguense Leopoldo Petry. Jacob Kroeff Filho casou em 1872 com Maria Teresa Steigleder (filha de Johann Philipp Steigleder e Barbara Krämer) e com Teresa Kroeff teve 12 filhos. Kroeff faleceu em 1926 com 74 anos, 11 meses e 16 dias.

Um comentário:

Unknown disse...

Caríssimo Felipe, Parabéns por mais um estudo sobre colonizadores germânicos do Rio Grande do Sul, como sempre muito interessantes suas apreciações sobre os imigrantes alemães, de um dos quais sou descendente, apenas uma pequena correção: foi Dom Pedro II que hospedou-se no Hotel criado inicialmente pelo Jacob Kroeff e que na época era administrado pela filha e pelo genro. Um muito afetuoso abraço, Quim